Cultivo de peixes e Solução de problemas são abordados no quarto dia da Semana Acadêmica

O penúltimo dia da Semana Acadêmica da Católica do Tocantins aconteceu ontem, dia 16 de maio, com visitas, minicursos, palestras e oficinas. O evento reuniu acadêmicos de todos os cursos, com o objetivo de difundir a troca de experiências e conhecimento técnico entre profissionais e acadêmicos.

Os estudantes de Direito, tiveram uma palestra jurídica com dois temas relevantes, “Reforma da previdência e enfraquecimento dos direitos sociais”, ministrado pela professora Julia Pinto Komka e “Políticas públicas em drogas”, ministrado pela professora doutora Naima Worm, finalizando a manhã com o Aulão da OAB sobre Direito Penal.

Durante a noite, o curso de Engenharia de Produção fez a apresentação do curso de Engenharia de Produção para empresários da Capital, às 19h, no auditório da unidade I.

De acordo com o coordenador do curso João Carlos Sarri, “foi apresentado o verdadeiro papel de um engenheiro de produção, onde consegue unir a administração e as engenharias para conseguir melhorar os processos, não perdendo a qualidade e sempre com eficiência”, comenta.

Acadêmica do 8º período do curso de Engenharia de Produção, Vanderleia Manta, disse que “a semana acadêmica é de grande importância para melhorar a qualidade do ensino aplicado nas disciplinas, pois os cursos e palestras ofertados geram muito conhecimento e aprendizado”, diz.

O curso de Zootecnia levou para os acadêmicos duas palestras: Inteligência emocional (Soft Skills) potencializando as competências técnicas (Hard Skills), com o professor André Raposo; e Sistemas de alta performance no cultivo de peixes, com o zootecnista Jonas Motta.

Jonas fez uma comparação entre dois sistemas de cultivo de peixe, sistema de produção em viveiros e sistemas de fluxo contínuo. “Todas as espécies de peixes que não são nossas têm problema de adaptação. Além disso, no viveiro, quanto maior a quantidade de peixes, maior o surgimento de doenças”, alertou.

Durante o quarto dia de Semana Acadêmica, também foram apresentados as palestras: “Aprovação de projetos”, para os alunos de Arquitetura e Urbanismo; “Legislação Ambiental do Tocantins aplicada ao licenciamento ambiental – fundamentos e evolução nos últimos 20 anos”, para Engenharia Ambiental e Sanitária; “A importância do estágio para a inserção do acadêmico no mercado competitivo do século XXI”, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Engenharia Civil apresentou aos alunos o curso “Avaliação de risco de barragens de uso múltiplos em de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB)”. Além disso, a oficina “Construção de um aquecedor ecológico” foi aplicada pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, ministrado pelo Programa de Educação Ambiental (PEA).

A oficina “API REST com Spring Boot”, foi ministrada para os acadêmicos de Sistemas de Informação. Já o curso de Engenharia Elétrica participou da oficina “Utilização do Arduino”.

A Semana Acadêmica finaliza hoje, com programação nas duas unidades da instituição.

Publicado por carla adriana

19 abril 2024
Egressa de zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.