Comunicado 017/2020 – Orientações para atividades práticas

Orientações iniciais para cumprimento da carga horária dos componentes Curriculares com atividades práticas durante o cumprimento do protocolo de Contingência Pedagógica UniCatólica. COVID-19

Considerando que a Portaria Ministerial de 19/03, Portaria MEC nº 345, não apresenta orientações conclusivas para os procedimentos, quanto as atividades práticas e de estágio durante a pandemia do COVID-19, o UniCatólica segue com medidas protetivas adotando um plano de reposição, específico para estes componentes curriculares, respeitando as particularidades de cada curso, apontadas pelo NDE, a ser implementado quando do retorno das atividades presenciais. Todavia, durante o período em que as aulas serão mediadas por tecnologias de informação e comunicação, devem ser observadas e aplicadas as medidas abaixo:

Quanto às disciplinas que apresentam carga horária teórica e prática, inicialmente os docentes anteciparão os conteúdos teóricos, possíveis de serem ministrados, alternando a prática para momento posterior. Para isso, o docente deverá utilizar do canal oficial para atividades do UniCatólica para a mediação das aulas, que é a plataforma Google Classroom, estabelecendo contato com o estudante; utilizando de estratégias ativas para aprendizagem por meio de ferramentas prioritárias do Google, como Google Meet, Google Duo, Google Drive, transmissões em diversos canais, vídeos gravados, podcasts, dentre outras.

Quanto aos Estágios com vínculos em instituições conveniadas, o UniCatólica acompanhará cada caso existente de forma particular, considerando as especificidades e aplicando as medidas cabíveis, conforme orientações dos órgãos competentes, e adotando necessárias adequações aos prazos, dentro da legalidade.

No que concerne à carga horária referente aos encontros com os docentes orientadores, estes devem ser mediados com as ferramentas da Plataforma Google, em especial Google Docs.

As particularidades não mencionadas neste documento deverão ser levadas pelo estudante aos Coordenadores de Curso para análise e devidas soluções, via e-mail institucional.

Em que pese as medidas ora apresentadas, o UniCatólica continua comprometido em cumprir as determinações das autoridades competentes.

Publicado por Rebeca Oliveira

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024