Estudante

Arquitetura e Urbanismo realiza evento “Cidade em Movimento”

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) participaram nesta quinta-feira, 27, do evento “Cidade em Movimento” que apresentou projetos urbanísticos e iniciativas públicas concluídas ou que estão em andamento em Palmas, a fim de aproximar o diálogo entre o Poder Público e a Instituição.

O evento foi dividido em dois momentos e contou com a presença de  servidores do município. Durante a manhã, os estudantes aprenderam sobre “A gestão do Transporte Público em Palmas“, com o convidado professor doutor Fábio Chaves, ex-presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), e sobre o “Plano de Mobilidade Urbana da cidade” com o Arquiteto da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Paulo Borges.

Durante à tarde, os temas das palestras foram: “A Revitalização Urbana da Avenida LO-09” (Antiga Pista do Aeroporto) com a Arquiteta e Urbanista da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEISP), Joseíza Furtado, e “Como se originam os projetos dos equipamentos públicos em Palmas: Centro de Cultura e Arte de Taquaruçu e Centro de Comercialização de Produtos Turísticos de Taquaruçu” com a Arquiteta e Urbanista e Diretora de projetos urbanísticos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (IMPUP) e a Arquiteta e Urbanista do mesmo órgão, Suzanne Paranhos Matos.

A ideia é que o evento aconteça anualmente. Uma das organizadoras, a professora doutora Ana Carla de Lira, iniciou cada momento agradecendo a presença de todos e pontuando os detalhes dos debates. “É um momento para entendermos o que está acontecendo na nossa cidade, quais são os projetos e as dimensões! Espero que cada um possa desfrutar esse dia”, destacou a docente.

A perspectiva do acadêmico

Segundo a estudante do terceiro período do curso, Amanda Melo Barbosa, a realização do evento contribui para aprimoramento dos conhecimentos sobre a área.  “Foi um evento de total importância para compreendermos um pouco mais sobre o urbanismo da nossa cidade. As palestras realizadas abrangeram temas que preciso ter conhecimento para assim ficar por dentro de tudo o que acontece na área”, enfatizou a estudante.

O mesmo sentimento também foi compartilhado pela estudante Sofia Aquino do terceiro período. “Achei esse evento muito bacana e esclarecedor. Por mais ações assim! Essa atividade irá completar minha bagagem de conhecimento e vai ser muito útil para a minha vida profissional”, relatou Sofia.

Sob o olhar de quem já está próximo de entrar no mercado de trabalho essas abordagens são fundamentais. Essa é a visão do acadêmico do nono período do curso, Airton Almero Carvalho. “É sempre relevante estarmos cientes do que está acontecendo nas nossas cidades, principalmente para nós futuros Arquitetos que temos as cidades como uma das nossas atuações.  Foi de grande importância os servidores da gestão municipal trazerem esse conhecimento e essa divulgação dos projetos que estão em andamento tanto para Palmas, quanto para Taquaruçu. Esse tipo de encontro é sempre bem-vindo e acredito que pode acontecer com mais frequência”, finalizou o Airton.

Publicado por Kezia Noá

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024