2021
out
29
Geral

Acadêmicos das Engenharias realizam visita técnica em Lajeado

Nesta quinta-feira, 28, os acadêmicos dos cursos das Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil e Elétrica, acompanhados pelos docentes Danielle Soares, João Carlos Sarri e Thiago Bandeira, realizaram uma visita técnica na cidade de Lajeado. A ação é consequência de uma parceria firmada entre a Instituição e a Prefeitura de Lajeado que tem como um dos seus objetivos, a elaboração de estudos de recuperação para a área de Unidade de Triagem e Compostagem.

Entre os locais visitados, os acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária conheceram a Unidade de Triagem e Compostagem da cidade, utilizada por muitos anos como o lixão municipal. Na ocasião foi realizado levantamento técnico das informações necessárias para elaborações dos estudos visando a formalização do encerramento das atividades deste lixão, bem como, medições, relatório fotográfico, avaliação ambiental de risco, avaliação de impactos ambientais, dentre outras.

 

Para o acadêmico do 8º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, David Araujo, a visita foi ideal para aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “O desenvolvimento das atividades práticas nos proporciona o fortalecimento de habilidades como o pensamento crítico e criativo, sendo essas exigidas no mercado de trabalho. Haja vista que potencializando apenas os conhecimentos teóricos, nós enquanto futuros profissionais, podemos estar reféns da divagação de algo que não entendemos como funciona”, afirma.

Eduardo Soares, também acadêmico do 8º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, destaca os benefícios que parceria da Instituição gera para a cidade. “O termo de cooperação assinado entre o Unicatólica e Lajeado é de grande valia, lá podemos ter contato com o lixão que a Prefeitura pretende desativar e recuperar o ambiente diretamente contaminado por efeito deste lixão municipal, e vamos entrar com as ações de prevenção e recuperação adequadas à realidade daquele município”, enfatiza.

O grupo também visitou a Praia do Segredo, com o foco voltado às Engenharias Civil e Elétrica, onde desenvolveram um levantamento técnico para elaboração dos projetos de revitalização e modernização da Praia, entre elas, as estruturas de fornecimento de energia elétrica, transmissão de energia elétrica, internet, bem como aspectos da infraestrutura local.

 

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

25 março 2024
Estamos juntos na batalha contra o Aedes aegypti
21 março 2024
UniCatólica contrata Auxiliar de Serviços Gerais
14 março 2024
Pesquisa IASE 2024 avalia empregabilidade de egressos