Estudante

Acadêmicos conhecem edificações arquitetônicas em Brasília

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveu, entre os dias 11 e 16 de outubro, uma viagem de estudos aos acadêmicos à Brasília voltada à aquisição de repertório arquitetônico e de cidade. Na oportunidade, os estudantes, acompanhados pela professora doutoranda Fernanda Bandeira, puderam conhecer várias edificações arquitetônicas e vivenciar uma experiência única.

A visita buscou ainda despertar o conhecimento acerca dos parâmetros de Arquitetura e Urbanismo existentes na cidade, identificar soluções de projeto e planejamento das obras, analisar os conceitos de conforto ambiental aplicados ao complexo como um todo, verificar soluções que sejam interessantes e inteligentes na edificação e na cidade, observar parâmetros visuais e construtivos adaptados ao clima local e analisar soluções estéticas.

A professora Fernanda Bandeira conta detalhes da visita. “A viagem permitiu aos acadêmicos a experimentação de repertório arquitetônico práticoA intenção foi que, a partir da Arquitetura e do plano urbanístico de Brasília, os estudantes conseguissem entender a importância da capital, tanto na perspectiva institucional, quanto cultural e arquitetônica. A viagem contou com visitas guiadas às edificações, bem como o Congresso Nacional, centros culturais e vivências urbanísticas, a viagem foi um sucesso!”, explicou a docente.

A experiência acadêmica

O estudante do décimo período de Arquitetura e Urbanismo, José Ademilson dos Santos Junior, carrega uma bagagem repleta de boas experiências para contar. Em sua terceira viagem feita pelo curso, sendo a primeira interestadual, o estudante considera que foi a mais importante de toda a sua trajetória acadêmica. “Tanto na nossa formação, quanto na nossa vida profissional, experiências adquiridas em viagens são fundamentais, pois ampliam nossa visão de mundo. Brasília, por ser uma cidade planejada no bojo do seu plano piloto concebido por Lúcio Costa, foi espaço de muitas obras concebidas por Oscar Niemeyer e outros grandes arquitetos, o que configura a ela edifícios e espaços públicos de excelência, servindo para as apreciações turísticas, culturais e até mesmo para a obtenção de conhecimento acerca da Arquitetura e Urbanismo”, compartilhou o estudante.

Publicado por Kezia Noá

19 abril 2024
Egressa de zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA
18 abril 2024
Inscrições abertas para o Grupo de Intervenções Artísticas
12 abril 2024
Inscrições para o Programa de Aprimoramento encerram em 23/04.