Movimentos Estudantins

O Diretório Central dos Estudantes - DCE da Católica

O Diretório Central dos Estudantes – DCE da Católica do Tocantins é a entidade representativa de todos os estudantes. Possui o papel de discutir, definir e lutar pelos interesses do conjunto de alunos. Além disso, o DCE possui como funções:

• Promover da integração dos alunos no âmbito acadêmico;
  • Fomentar a pesquisa cientifica;
  • Auxiliar as atividades de extensão;
  • Promover atividades culturais, esportivas e sociais;
  • Lutar pela consolidação da democracia e pela construção de uma sociedade mais crítica e consciente.

Importante ressaltar que o DCE congrega todos os Centros Acadêmicos (CA’s) da Católica do Tocantins, visto que estes são entidades que representam todos os estudantes dos cursos de graduação da Católica. Dentre as funções básicas dos CA´s estão: garantir o contato dos estudantes do curso com DCE; discutir soluções para os problemas dos cursos, garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados, promover à recepção de calouros, dentre outras funções. A sede do DCE-Católica do Tocantins se localiza na unidade I da faculdade.

Atléticas Acadêmicas

A Associação Atlética Acadêmica e a entidade máxima estudantil responsável pela representação de cada curso, cabendo a eles a responsabilidade e dever de montar e treinar a seleção esportiva do curso nas áreas desportivas e esportivas, cabe ainda aos mesmos a recepção e entrosamento entre os acadêmicos dos cursos.

Cada atlética e formada por uma equipe de no mínimo 11 membros, sendo eleitos de forma democrática por eleição, a chapa campeã tem um período de mandato de 1 ano, podendo concorrer à reeleição, possuem ainda um mascote, cores e nomes para sua imagem, podendo ainda vender produtos, e carteirinhas de associação para seus membros desfrutarem de seus benefícios.

Os representantes das Associação Atlética Acadêmica de cada curso são: