Central de Estágio

A Central de Estágio é a responsável pelos tramites administrativos destes e tem por objetivo orientar os envolvidos em como proceder dentro da legislação e regimentos internos do Uni Católica.

O Setor é responsável pela formalização e acompanhamento das propostas apresentadas pelas unidades/órgãos da UNICATÓLICA e daquelas solicitadas por entidades externas à instituição.

Entre outras, são atribuições: a orientação de alunos, professores e demais interessados na formalização dos instrumentos quanto aos procedimentos e viabilidade da execução de seus projetos, confecção e atualização de documentos específicos para formalização das parcerias.

 

  • Coordenação:

Alessandra Marques Rodrigues

  • Equipe:

Raimara Santos Lima Rodrigues

  • Contatos:

E-mail: centraldeestagio@catolica-to.edu.br

Fone: (63) 3221-2126

Horários de Atendimento

Dia da semana Horário Local
2ª Feira 08h – 12h / 13h – 20h Unidade I
3ª Feira 08h – 12h / 13h – 20h Unidade I
4ª Feira 09h – 12h /18h as 20h

13h – 17h30mim

Unidade I

Unidade II

5ª Feira 08h – 12h / 13h – 20h Unidade I
6ª Feira 08h – 12h / 13h – 17h Unidade I

Perguntas Frequentes

  • Efetuar e zelar pelo atendimento de qualidade aos docentes, discentes, coordenadores, agentes de integração, empresas e público em geral;
    Assegurar o cumprimento do disposto no legislação vigente, regulamentos e regimentos;
  • Intermediar, zelar pelo tramite, organizar a guarda de toda a documentação envolvida na realização de convênios e manter atualizado o cadastro destes entre a Católica e concedentes;
  • Encaminhar para arquivo na Secretaria Acadêmica o dossiê de documentos exigidos em legislação para comprovação da realização do estágio não obrigatório, ao final deste; bem como os TCE’s de estágios não obrigatórios ao final do período estabelecido em calendário acadêmico;
  • Constituir e atualizar, continuamente, a base de dados relativas aos estágios bem como controlar e solicitar aos acadêmicos, nos casos de estágios não obrigatórios, o envio dos relatórios semestrais via e-mail;
  • Elaborar, atualizar e disponibilizar em site da Católica todos os documentos relativos a realização de estágios;
    Encaminhar informações relevantes, vagas de estágio e atualizações para divulgação no site da IES.

Verifique a tabela de horários abaixo e entre em contato com Central de Estágios via telefone: 3221-2130 – 32212123, presencialmente ou envie e-mail para centraldeestagio@catolica-to.edu.br .

O estágio é a oportunidade de colocar em prática os fundamentos teóricos aprendidos no ensino superior ainda em curso e vivenciar o cotidiano da profissão pretendida. Muitas vezes é a porta de entrada para o mercado de trabalho, proporcionando ao aluno que, antes de concluir sua graduação, experimente e aprenda não apenas conteúdos técnicos, mas também aquilo que pode ser um diferencial: como se portar no mercado de trabalho com inteligência emocional, criatividade e inovação, por exemplo.

O estágio é regido pela Lei nº 11.788, que estabelece uma série de regras a serem cumpridas pelos alunos, concedentes e instituição de ensino, visando a segurança da execução das atividades desenvolvidas pelos estagiários dentro de sua área de formação garantindo a oportunidade de aprimoramento profissional efetivo.

Há o estágio obrigatório, ou seja, indispensável para que o aluno conclua o curso e receba o diploma, e o não obrigatório, feito de acordo com a escolha de cada estudante. Os contratos de estágio têm duração de seis meses renováveis até que se completem dois anos. Depois desse período, é possível que o graduando seja efetivado.

A carga horária para estágio no ensino superior é de seis horas diárias e quem faz o estágio profissional não obrigatório recebe remuneração: uma bolsa, podendo ser acrescida de outros benefícios, como auxílio para transporte, por exemplo e em ambos os casos é obrigatório o seguro de vida.

O estagiário de ambas as modalidades deve ainda ser sempre supervisionado em suas atividades por um profissional formado na área da sua graduação e precisa apresentar relatórios a cada semestre para a instituição de ensino. Assim, seu desenvolvimento pode ser acompanhado pela universidade. No caso da Católica, os professores que orientam os estágios não obrigatórios são os coordenadores dos cursos.

O convênio é o documento que regulamenta e oficializa a parceria entre Faculdade Católica / Concedente do estágio, garantindo que as condições de oferta destes estejam dentro da legislação e exigências do nosso regimento. Para realizar o convênio, basta preencher o formulário disponível abaixo no item Convênios e protocolar a documentação completa e legível na Central de Atendimento.

O estágio não obrigatório e obrigatório somente poderá iniciar-se havendo convênio vigente (que é quando o nome da empresa é incluso na lista de convênios ativos do site) e termo de compromisso devidamente assinado por todas as partes.

Por ser um processo administrativo/jurídico detalhado, aconselhamos que verifiquem a possibilidade de estágio em empresa já conveniada ou providenciar a realização do convênio no semestre anterior a matrícula na disciplina de estágio supervisionado.

Nos casos dos estágios não obrigatórios, entre em contato com os agentes integradores, empresas e pessoas físicas conveniadas disponíveis na lista abaixo. Caso o local a ser realizado o estágio não possua convênio, deverá aguardar a celebração deste para iniciar o estágio.

É preciso cumprir as regras abaixo:

  • Estar matriculado e com frequência regular;
  • As atividades a serem desenvolvidas devem estar de acordo com o Projeto Pedagógico do seu curso, e definidas em Termo de Compromisso;
  • A CONCEDENTE DEVE TER CONVÊNIO COM A CATÓLICA;
  • Celebrar Termo de Compromisso de Estágio. Atenção: só se pode iniciar as atividades de estágio após o termo estar devidamente assinado por todas as partes: estagiário, representante da concedente e Diretor da Católica do Tocantins, e este termo só será assinado mediante a existência de convênio vigente entre concedente/Católica.

Se você está em busca de um estágio, temos algumas dicas para ajudá-lo:

  • Prepare e atualize seu currículo com atenção, adaptando-o à área ou vaga pretendida;
  • Pesquise empresas com programas de estágio alinhados aos seus objetivos profissionais. Quanto mais você se informar, mais segurança terá para fazer escolhas;
  • Procure a Central de Estágio e conheça os convênios e parcerias já firmados. Você pode encontrar a vaga perfeita e chancelada pela própria faculdade;
  • Converse com os professores do curso. Como várias vezes eles também são profissionais atuantes no mercado, sabem de vagas com exclusividade e podem fazer ótimas indicações.
  • Procure sempre demonstrar suas qualidades, como comprometimento, responsabilidade e postura ética. A faculdade é uma vitrine onde você pode expor suas melhores qualidades e conquistar sua vaga no mercado de trabalho através dos bons relacionamentos que cultivar durante sua graduação;
  • Cuide com zelo do seu perfil nas redes sociais. Setores de Recursos Humanos, responsáveis também pelo recrutamento e seleção de estagiários, recorrem cada vez mais às mídias online para avaliar candidatos.
  • Acompanhe os sites de agentes integradores como CIEE, IEL entre outros, como sites de emprego. Boas oportunidades costumam ser divulgadas com frequência.

1.Primeiro você deve procurar uma empresa/órgão público/pessoa física onde possa realizar atividades compatíveis com sua graduação.
2. Depois, irá conferir na lista abaixo se a empresa possui convênio com a Católica.
3.Caso não possua, encontra-se no item Convênios formulário que contém os documentos que devem ser apresentados para realizá-lo. Você só poderá protocolar o Termo de Compromisso e iniciar as atividades após o nome da empresa ser incluso na lista de convênios ativos do site
4.Após a confirmação / realização de convênio (que é quando o nome da empresa é incluso na lista de convênios ativos do site), você irá entregar o Termo de Compromisso de Estágio.
5. Caso e a empresa/agente de integração faça o próprio termo, basta protocolar o mesmo na Central de Atendimento para assinatura e acompanhar o andamento no portal. (Verifique item 7).
6.Se a empresa não dispuser de termo próprio, basta utilizar o modelo que se encontra abaixo no item Não Obrigatório.
6.1. Reúna-se com o seu supervisor local para formular o plano de atividades de estágio.
6.2. Formulado o plano de estágio junto ao supervisor local, peça ao professor orientador (coordenador do seu curso) que revise o plano de atividades. Preencha o restante do termo de compromisso se atentando as orientações contidas em sua primeira página, colete as assinaturas (menos a do Diretor da Católica, esta é de responsabilidade da Central de Estágio e será coletada após a conferência do termo de compromisso), anexe a cópia do seguro de vida em todas as vias do termo e o protocole no Central de Atendimento.
7.Após protocolar, você deve acompanhar o seu deferimento ou indeferimento em seu portal.
7.1. Se INDEFERIDO, retire seu termo na Central de Atendimento e então procure a Central de Estágio presencialmente nos horários de atendimento abaixo para ser orientado sobre o motivo do indeferimento e como proceder.
7.2. Se DEFERIDO, irá retirar a sua via e a da empresa na Central de Atendimento e pode, então, iniciar seu estágio.
8.ATENÇÃO! É obrigatório o Relatório De Atividades e Avaliação Do Estágio a cada 6 meses! Basta baixar o formulário abaixo no item Estágio Não Obrigatório – Relatório, Avaliação e Realização. Você deverá enviar via e-mail centraldeestagio@catolica-to.edu.br o Relatório De Atividades e Avaliação Do Estágio devidamente preenchido e assinado, a cada 6 meses no máximo e/ou ao final do estágio conforme o inciso IV do Artigo 7º da Lei 11.788/2008.
9.ENCERRAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: caso seu estágio for encerrado antes da vigência; estagiário solicitar o seu desligamento; ou tenha encerrado dentro do período do termo de compromisso, é obrigatória a entrega na Central de Atendimento o Termo de Realização de Estágio junto ao (s) relatório (s) de Atividades e Avaliação do Estágio impresso e assinados, conforme os artigos 7º, inciso IV e artigo 9º, inciso V da Lei de Estágio 11.788/2008.

1.Primeiro, preferencialmente no semestre anterior a se matricular na disciplina de estágio, você irá conferir a lista de empresas/pessoas físicas que possui convênio com a Católica; você deve procurar uma empresa/órgão público/pessoa física onde possa realizar atividades compatíveis com sua graduação.
2.ATENÇÃO: você não poderá iniciar as atividades de estágio sem convênio ativo e termo de compromisso assinado.
3. Caso consiga um estágio em uma empresa que não possua convênio, encontra-se abaixo no item Convênios o formulário que contém os documentos que devem ser apresentados para realizá-lo.
3.1. Procure sempre conferir se a empresa possui convênio no semestre anterior a se matricular no estágio.
4.Conferido / realizado o convênio, (que é quando o nome da empresa é incluso na lista de convênios ativos do site) e se matricular na disciplina, reúna-se com o seu supervisor local e/ou professor orientador para formular o plano de atividades de estágio e preencher a declaração de horário.
4.1 ATENÇÃO: se o estágio for realizado nos laboratórios da Católica, preencha o termo próprio que está no item Estágio Obrigatório nomeado Católica – Laboratórios – Termo de Compromisso.
5.Formulado o plano de estágio e preenchida a declaração de horário junto ao supervisor local e/ou orientador da disciplina, preencha as demais informações do termo de compromisso se atentando as orientações que constam na primeira página do documento, colete as assinaturas (menos a do Diretor da Católica, esta é de responsabilidade da Central de Estágio e será coletada após a conferência do termo de compromisso) e o protocole no Central de Atendimento.
6.Após protocolar, você deve acompanhar o seu deferimento ou indeferimento em seu portal.
6.1 Se INDEFERIDO, retire seu termo na Central de Atendimento e então procure a Central de Estágio presencialmente nos horários de atendimento abaixo para ser orientado sobre o motivo do indeferimento e como proceder.
6.2 Se DEFERIDO, irá retirar a sua via e a da empresa na Central de Atendimento e pode, então, iniciar seu estágio.
7.Ao final da execução das atividades de estágio, você irá elaborar um relatório e entrega-lo para seu professor orientador com seus anexos disponíveis abaixo no item Estágio Obrigatório – Relatório