Sobre o LabSIS

O Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS), uma iniciativa do Unicatólica por meio dos seus cursos de Graduação, foi criado com o intuito de prospectar soluções  aos problemas reais da sociedade, a partir do conhecimento adquirido durante a graduação, proporcionando a vivência de docentes e acadêmicos num contexto socioeconômico mais amplo do que a realidade acadêmica

Documentos e Editais

Conheça

O que é o LabSIS?

O LabSIS foi idealizado para que os acadêmicos do UniCatólica possam solucionar problemas reais da sociedade, com base no conhecimento adquirido durante a formação acadêmica, possibilitando assim que vivenciem, na prática, experiências mais amplas do cenário atual.

Quais são os objetivos do LabSIS?

O LabSIS contribui para a formação integral dos acadêmicos do UniCatólica, uma vez que possibilita o exercício do conhecimento, a interação com a sociedade e com os problemas que nela existem, o fortalecimento das interrelações sociais e acadêmicas e a produção de novos saberes, tecnologias e inovações.

A medida que incentiva os estudantes do UniCatólica a lidarem com resoluções de problemas da sociedade, apresentando soluções inteligentes e sustentáveis, o LabSIS também propõe uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população que a comunidade acadêmica está diretamente relacionada.

Como funciona o LabSIS?

O LabSIS foi criado para ser um elo de conexão entre o Unicatólica e a sociedade, e funciona partir das demandas que podem ser acadêmicas ou externas.

As Demandas Acadêmicas são projetos ou atividades que os cursos de graduação do Unicatólica propõem e executam em benefício da sociedade. São cadastradas por acadêmicos ou servidores que estejam vinculados à Instituição.

Já as Demandas Externas são as necessidades que a sociedade possui e acredita que podem ser atendidas pelo Unicatólica. São cadastradas por entidades, bem como pessoas físicas e/ou jurídicas.

Campo de Atuação?

O LabSIS atua nas áreas temáticas relacionadas aos cursos de graduação ofertados pelo Unicatólica, são elas: Ciências Agrárias e Ambiental; Ciências Sociais Aplicada; Politécnica e Psicologia.

Fluxo de Trabalho

Fluxo de Trabalho?

1. Cadastro da demanda;
  2. Avaliação da demanda;
  3. Seleção dos projetos e definição da equipe de trabalho interna;
  4. Assinatura do Termo de Aceite para realização de parceria com agentes externos;
  5. Assinatura do Termo de cooperação Técnica e/ou Parceria;
  6. Elaboração e desenvolvimento do projeto com participação cooperativa do demandante;
  7. Reuniões periódicas para monitoramento do Projeto;
  8. Conclusão do atendimento da demanda.

Como funciona o cadastro?

O LabSIS utiliza metodologia colaborativa e de corresponsabilidade no desenvolvimento das ações demandadas. Todas as etapas, desde as situações-problemas apresentadas até a devolutiva ao demandante, são executadas de forma cooperativa entre o Unicatólica e o demandante.

As demandas selecionadas deverão prioritariamente estar em consonância com as Áreas Temáticas do LabSIS, bem como, adequadas aos componentes curriculares de Práticas Integradoras Extensionistas dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação do Unicatólica.

Qual perfil das demandas atendidas?

Preferencialmente, serão selecionadas as demandas que envolvam as seguintes características:

• Atinjam o maior número de beneficiários, que tenham relevância social, bem como trabalhos que aspirem pela sustentabilidade ambiental e econômica, independente da natureza jurídica dos beneficiários;
  • Promovam estudos interdisciplinares por meio de discussão acadêmica nas áreas dos cursos de graduação do Unicatólica;
  • Atividades e/ou projetos que demandem de apoio comunitário em atividades de interesse social, a partir do recebimento das demandas externas e internas

INSCREVA SEU PROJETO AQUI

Equipe Técnica / Contato

O LabSIS é composto por uma Coordenação Geral e Equipe de docentes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais parceiros das diversas áreas de atuação.

Coordenadora Geral: Prof. Dra. ILA RAQUEL MELLO CARDOSO
E-mail: ila.cardoso@catolica-to.edu.br